domingo, 8 de março de 2009

Qual a melhor câmera?


E dae amigos , tudo bem?

Sou professor de fotografia e percebi uma dúvida constante entre quem está aprendendo a fotografar; qual a melhor câmera para começar?

Essa pergunta sem dúvida é muito complicada de se responder , afinal de contas, minha resposta pode influenciar na decisão de compra entre uma ou outra câmera.

Mas assim, para acertar na hora da compra , devemos nos fazer algumas perguntas básicas, como por exemplo:
Para que tipo de trabalho vou usar minha câmera? quanto posso gastar? qual o custo benefício que ela vai me trazer?

Prefiro recomendar que começem com equipamentos mais simples, para que com o aumento de trabalho e do nível de profissionalismo, possamos evoluir também quanto ao nosso equipamento.
De nada adianta ter uma D 3x, sem técnica, sem trabalho e sem uma grande vontade de fotografar.

Portanto para quem pretende começar na fotografia num nível mais profissional uma SLR simples é uma boa pedida. Câmeras tipo D60, D 5000 e D 90 da linha Nikon. as Canon Rebel Xsi, Xti , T1i, T2i, 40 D, e as Sony Alvha a 300 e 350. Essas são câmeras que variam entre 1500 a 4000 reais, mas que representam um bom custo benefício.

Lógico que existem algumas peculiaridades sobre elas, no caso da Nikon o preço dos seus acessórios, que é um pouco mais caro que o das concorrentes. Já a Sony , mais recentemente no mercado das SLRs, talvez seja um pouco mais difícil de encontrar seus acessórios. A Canon tem bons atributos, mas tem o "mito" que a persegue de que a qualidade da Nikon a supera.

Prefiro não entrar nos méritos dessa questão, mas o que posso afirmar é que as 3 possibilitam imagens excelentes, uma boa tecnologia e nessas câmeras em questão , um bom preço também.

Sabe, existem fotógrafos aficcionados por equipamentos de ponta, não estão errados, mas como diria Arnold Newman " a câmera fotográfica é um espelho dotado de memória , porém incapaz de pensar". Então, tá mais que comprovado que o que faz a diferença na foto é o olhar do fotógrafo.

Vale ressaltar, que para ser uma boa câmera é legal que a mesma tenha objetiva(lente) cambiável. O que é isso? um mecanismo que possibilita a troca de objetivas, ou seja, podemos usar objetivas de diferentes distâncias focais para suprir a necessidade do trabalho.

Também é importante que ela tenha como fotografar em Raw, que é um tipo de arquivo , que ao contrário do jpg, não compacta a foto e possibilita uma melhor manipulação das imagens na hora do tratamento.

Os megapixel são importantes , mas de nada adiante comprarmos uma câmera cara, com muitos mega, se faremos fotos para sites de baladas que usaremos em média fotos com 2Mega pixel no máximo.

Portanto, câmera boa é aquela que te possibilita cumprir seu trabalho de maneira eficiente.

É importante comparar sempre os modelos similares na hora da compra, e para isso existem sites bem especializados como:
http://www.dpreview.com
esse site é em inglês, mas como trata-se de termos técnicos fica bem fácil de entender e comparar, basta conhecer as conceituações fotográficas que são internacionais.

Em Santa Catarina, contamos com uma loja especializada em fotografia, vale a pena conferir, sou cliente deles a alguns anos e sempre fui bem atendido e em alguns casos socorrido, quando tive alguns problemas com meus equipamentos:
http://www.famafotografia.com.br/ .

Abraços!

One response to “Qual a melhor câmera?”

Gustavo disse...

obrigado pelas dicas professor :D

 
© 2009 Novidades Fatos e Photos. All Rights Reserved | Powered by Blogger
Design by psdvibe e Peu Japiassu Reis