quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Fotografar em JPG , JPEG ou RAW? famafotografia.com.br responde.


Bom dia a todos, muitos se perguntam o que é o RAW ou pra que serve. Esse artigo foi escrito por GUS EOS BRASIL, e aborda o assunto de uma forma bem simples e objetiva. O artigo original pode ser visto no site http://www.gusleig.com com o tema "Porque Fotografar No Modo RAW - O Negativo Digital" espero que gostem, tenham uma ótima leitura...
Modo RAW, O que é isso? RAW em inglês quer dizer cru, e que no meio fotográfico é o formato onde a fotografia é armazenada sem qualquer processamento da câmera. Certamente sua câmera grava em formato JPG o qual perde detalhes originais que fazem muita diferença. Uma boa câmera digital deve ter o formato RAW, este aspecto é muito mais importante do que ter mais mega-pixels. Se eu tivesse que escolher entre duas câmeras uma com 10MP a outra com 12MP escolheria a que tivesse o formato RAW. Alguns bons motivos devem ser considerados para trabalhar nesse modo e com cada vez mais câmeras disponibilizando esta opção, vale lembrar destas vantagens:
Contraste: A diferença entre a parte iluminada e escura da foto. No formato RAW você não perde informação nenhuma ao contrário de que no JPG muitos detalhes são interpretados pela câmera principalmente quando você está em ambientes com muito sol ou com pouca luz.
Sem Processamento na Câmera: Quando você está no modo RAW e tira uma foto, aparece uma imagem com pouca resolução na tela da câmera, ao contrário do modo JPG que já fez diversas melhorias na foto como ampliação de cores, contraste. Então quem fotografa no modo RAW deve saber que terá que processar a foto posteriormente no Photoshop, iPhoto ou Picasa (qualquer programa que trabalhe com fotos). Dica: Quando usar o modo RAW tente fazer a fotometria para onde existe mais luz, isso porque uma foto com muita luz não tem como recuperar os detalhes “queimados” enquanto dá pra fazer muito com as sombras.
Edição no Modo RAW: Para quem gosta de trabalhar as fotos no computador, este modo é perfeito, porque nunca destrói a foto original. É como se você tivesse o negativo e fizesse várias experiências só que no modo digital isso é muito fácil, o arquivo raw fica gravado intacto e outro é gerado com as alterações que você fez. Então você sempre pode voltar atrás e partir do zero.
Desvantagens: A desvantagem é que exige tempo trabalhar com RAW, você tem que estar disposto e gostar da “brincadeira”. Outra fator é que o tamanho do arquivo fica maior. Se sua câmera tem este formato, que é o negativo digital, vale a pena tentar obter resultados melhores com ele, ainda mais se você gosta de fotografia. Eu recomendo.

Um ótimo dia a todos, Fábio FosterFama Comércio de Artigos Fotográficos LTDA. MEVisitem nosso site:
www.famafotografia.com.brMSN: atendimento@famafotografia.com.brTel: (047) 3350-6800

One response to “Fotografar em JPG , JPEG ou RAW? famafotografia.com.br responde.”

Schali disse...

Poxa! O blog está cada dia melhor, as dicas, as informações!

Parabéns meninos do FatosePhotos! hehehe

 
© 2009 Novidades Fatos e Photos. All Rights Reserved | Powered by Blogger
Design by psdvibe e Peu Japiassu Reis