segunda-feira, 20 de abril de 2009

Wedding Brasil - novas tendências da fotografia de casamento


O Wedding Brasil 2009, foi o primeiro evento de fotografia de casamentos do Brasil.

O congresso realizado pela editora photos foi sem dúvida um marco para a fotografia social brasileira, pois reuniu de uma só vez cerca de mil profissionais deste segmento fotográfico e confirmou a notoriedade que esta área vem ganhando no cenário da fotografia nacional.

O Wedding proporcionou além de inúmeros contatos, muitas palestras interessantes, repletas de dicas e experiências , vivenciadas por fotógrafos já consolidados neste segmento fotográfico.

Dicas de iluminação, atendimento, composições e até umas revelações sobre algumas sub áreas que estão surgindo na fotografia de casamento.
Tendo como exemplos as fotografias sensuais de noivas e os ensaios fotográficos pós casamento em que o casal é fotografado em lugares exóticos com a roupa que vestiram na cerimônia (Trash The Dress).

A riqueza de detalhes na hora de produzir as imagens dos eventos foi algo muito abordado. O fotógrafo tem que ser um especialista não só em fotografia de evento, mas é preciso que ele entenda de moda para que possa compor de forma ousada, harmônica e sofisticada.

É necessário também ter noções de fotografia de still, porque em vários momentos os detalhes são pequenos e exigem uma iluminação direcional e muito criatividade.

Também é preciso ao menos saber o que é fotojornalismo, que é a arte do instantâneo, pois as poses são utilizadas apenas para as fotos mais tradicionais. É preciso treinar o olhar e buscar repertório de profissionais de vários segmentos fotográficos, para na hora de compor uma imagem inserir referências, obtendo assim uma diferencial.

Outra temática recorrente entre os palestrantes do Wedding foi a forte tendência que a muito vem crescendo nas fotografias de evento, empregar técnicas de fotojornalismo ou melhor, buscar sempre produzir fotos descontraídas, evitando as poses que interrompem toda espontaneidade e a emoção.

Entre os congressistas outra dica muito abordada pelos profissionais palestrantes foi evitar o uso de flash, e explorar ao máximo as objetivas luminosas (claras) e o uso de I SO mais alto, fotografando quase que exclusivamente com luz ambiente.

Entretanto, vale lembrar que este recurso de trabalhar com I SO acima de 800 não é algo que está ao alcance de todos, já que na grande maioria das câmeras DSLR com sensores no tamanho APS, produzem uma grande quantidade de ruído, que podem prejudicar e muito a textura da pele e a qualidade das imagens.

A alta sensibilidade é uma realidade para câmeras full frames ( sensores do tamanho do filme 35mm), que mesmo com números elevados de I SO não depreciam a qualidade da imagem com os terríveis ruídos. É importante lembrar que o ruído não tem o mesmo glamour das fotos granuladas produzidas com filmes puxados para altas performances, recurso muito utilizado na fotografia analógica.

O grão fazia parte de uma linguagem, uma técnica utilizada por grandes fotógrafos que quando presente na imagem, era visto como um diferencial. Todavia hoje, o temível ruído tem características semelhantes, porem, muito mais destrutivas e prejudiciais à qualidade da imagem.

Hoje, com o advento da fotografia digital e do softwares de tratamento e manipulação a primeira pergunta que ouvimos do cliente é; tem como tratar no photoshop? O uso do photoshop deve somar ao bom trabalho do fotógrafo, no entanto, o bom profissional não deve se garantir somente com o uso dessa ferramenta, é importante buscar a perfeição na hora de capturar as imagens.

Conclusão, a tendência atual na fotografia social é buscar ao máximo a luz contínua , captar as nuances de cores, de sombras, evitando fazer fotos posadas e que possam tirar a emoção de um dos momentos mais importantes da vida a dois, o casamento.

Eduardo Gomes

One response to “Wedding Brasil - novas tendências da fotografia de casamento”

Este comentário foi removido pelo autor.
 
© 2009 Novidades Fatos e Photos. All Rights Reserved | Powered by Blogger
Design by psdvibe e Peu Japiassu Reis